segunda-feira, 10 de novembro de 2014

ITENS IMPORTANTES (CONCLUSÃO)

HABILIDADE NA MATEMÁTICA

A preocupação dos Educadores em adquirir uma técnica para explicar à matemática. vem se tornando um desafio para os profissionais na Educação, pesando nisso alguns pensadores da matemática vem trabalhando as melhores formas das crianças aprender à matemática.
Uma maneira prática, espontânea, no qual a matemática deixará a sua má fama de vilã, tornando-se amiga e aliada uma ferramenta para construção do processo escolar e a preparação para vida na sociedade.
Depois de conhecer alguns estudiosos da matemática, foi escolhido dois, Constance Kamill e Tahan, Malba que escreveram livros de estímulos à matemática. Abordaremos primeiro sobre a teoria de Kamill que escreveu o livro, A criança e o número, segundo Kamill o ensino da matemática tem que ser livre a criança deve estar espontânea, a aprendizagem tem de acontecer de forma interativa.
Segundo Kamill à criança tem de interessar naturalmente pelos cálculos por meio de estímulos recebidos pelas aulas presenciadas para que assim possa desenvolver e construir seu pensamento critico, e o raciocínio lógico e o calculo mental.
Segundo o autor ele defende o calculo mental, como uma das mais importantes estratégias para o ensino da matemática que deve ser utilizado nos primeiros anos das séries iniciais.
Ele sugere jogos de matemáticos que são excelentes estratégias de aprendizagem por possuírem regras, previsões exceções bem como análise de possibilidades.
O homem que calculava o autor é Malba Tahan, o livro  conta as aventuras de Samir na Bagdá no século XIII .O protagonista da historia que tinha uma habilidade extraordinária em resolver problemas de matemática e quebra-cabeça , tornando –se uma figura conhecida na antiga  Arábica.
Samir resolvia problemas aparentemente impossíveis que aos seus olhos  eram fáceis, ,como divisão de herança, pagamento de dividas, problemas que para muitos um enigma, mas para ele  apenas a forma de resolver, e a maneira que  explicar tornava se fácil aos que os assistiam suas explicações.
Samir fica famoso por sua habilidade em matemática em resolver cálculos de matemático e quebra cabeça naqueles Pais.

Conclusão:

Conclui-se que o professor tem que adquirir habilidade para explicar a matemática, para que seu aluno passe a interessar por meio de estímulos recebidos e não encare a matemática como um ingma, e que ela está  presente a todo momento na sua vidas.


“Por ter alto valor no desenvolvimento da inteligência e do raciocínio, é a Matemática um dos caminhos mais seguros por onde podemos levar o homem a sentir o poder do pensamento, a mágica do espírito!” ( Beremiz Samir da.)

A IMPORTÂNCIA DO CALCULO MENTAL...

A IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO MENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO.

O calculo mental é a capacidade de efetuar uma operação e encontrar sua solução independentemente de um registro numérico, mas existe um processo para isso, que passa pela utilização de materiais concretos, as crianças  ganham agilidade  no calculo  mental ao somar ,subtrair e multiplicar em jogos que envolvem esse raciocínio.
O calculo mental é a forma mais complexa da matemática, pois  envolve muita agilidade na hora de resolver problemas matemáticos, é o responsável  pela resolução do problema,e a mente que quanto mais aguçada e estimulada torna-se mais rápida.
É importante estimular os alunos a usar a mente e o raciocínio  lógico ,mas não devemos nos esquecer  que  cada criança tem  o seu próprio ritmo ,Não devemos confundir calculo mental  com ‘’continhas de cabeça ‘’,o calculo mental refere-se á possibilidade de encontrar a soluções .
O trabalho com calculo mental permite ao aluno construir novos desafios, desenvolver habilidades como a atenção, memorização, concentração e a ampliação do repertório  de calculo  e agilidade no seu cotidiano .
O calculo mental sempre esteve presente no comercio ou na construção civil,precisamos  trazer essa habilidade para a sala de aula’’.É pelo calculo  mental que  ele também  aprende a realizar estimativas ( ler uma conta e imaginar um resultado aproximado ) e percebe as propriedades  associativa  ( une dezena com dezena ,unidade com unidade e assim por diante ) e de decomposição ( nota que 10 = 5 +5 ,entre outras possibilidades )
O cálculo mental também contribui para um maior domínio do cálculo escrito na medida em que o agiliza, além de permitir ao aluno perceber algumas propriedades e regularidades das operações.

O fato é que, ao realizar o cálculo mental, o aluno se vê na posição de assimilar o conceito de número, pois sem a construção do conceito no seu cognitivo, é impossível que ele possa atingir o nível necessário de abstração para a realização deste cálculo, nessa perspectiva o cálculo mental traz consigo a função prática do cálculo mental, apesar de não ser muito estimulada pelas escolas brasileiras, pode desenvolver habilidades como a atenção, a memória e a concentração. Além disso, o trabalho sistemático envolvendo o cálculo mental possibilita a memorização de um repertório básico de  cálculo .É importantíssima de reforço na construção e no domínio do conceito de número, pelo educando.

TÉCNICAS E CONCEITOS ADOTADAS ( POR DOIS AUTORES...)

AS TÉCNICAS DE CONTANCE KAMII E MALBA TAHAN

 



A matemática e uma disciplina que esta inserida diretamente em nosso cotidiano em diversas situações do dia a dia, ela faz parte da nossa vida. Dois autores da matemática que proporcionou uma visão diferenciada, para auxiliarem os professores a inserir a matemática no meio escolar foram Constance KAMII e Malba Tahan. Eles têm por objetivo desenvolver diferentes didáticas que proporcionou aos alunos o gosto pela matemática, Kamii utiliza-se do lúdico, para fazer com que as crianças entendam de uma maneira eficaz a matemática trazendo consigo a opinião de que a criança aprende solucionando situações problemas, pois fará com que se desenvolva cognitivamente desenvolva o conhecimento a compreensão das operações e técnicas operatórias, transmitir a matemática aos alunos de maneira diferente para que eles se interessem, ela utiliza objetos concretos que farão com que eles vejam, compreenda, sintam a matemática. Malban utiliza-se de jogos lúdicos xadrez, tangran para exercitar, estimular o conhecimento cognitivo do aluno, os jogos devem ser aplicados de acordo com a faixa etária dos alunos, devem desafiar e encoraja-los, para que os jogos produzam os efeitos desejados é preciso que sejam de certa forma, dirigidos pelos educadores. Os recursos utilizados para a compreensão da matemática devem ser disponibilizados aos alunos ou ate mesmo confeccionados pelos mesmos. 

A ESCRITA DOS CÁLCULOS E AS TÉCNICAS OPERATÓRIAS

A Matemática aconteceu  quando o homem domesticou os amimais e começou a plantar. Através da correspondência biunívoca, que é a conexão de dois grupos diferentes. Antigos pastores, para controlar seus rebanhos de ovelhas, os associavam as pedras que guardavam em sacolas. Cada ovelha correspondia a uma pedrinha. No inicio e no final do dia , faziam as devidas correspondências. Se sobrasse pedra, faltava ovelha. Como pedra em latim significa "Calculus", daí vem a palavra calculo.


Exemplo:

Em um determinado momento o homem vê a necessidade de criar um novo sistema sem tem que utilizar a correspondência biunívoca, pois havia já uma quantidade que o mesmo não conseguia mais associar.
Os números são ideias, a compreensão vertical na quantidade (conceito), numeral é a transcrição é a escrita (código) exemplo: 1,2,3,4,5,6,7,8,9....

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

O homem criou o sistema decimal. O sistema decimal utiliza décimos diferentes 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 (números naturais)  é a combinação desses numerais  que se tem o decimal. O contato com números (telefone, preços, entre outros) não garante a compreensão do conceito de número que dirá do SND- Sistema Numeral Decimal.
Os princípios básicos do Sistema de Numeração Decimal: A base decimal; a notação posicional e um signo para cada um dos dez primeiros números.
Desde cedo, a criança utiliza os dedos da mão para contar, assim contam de dez em dez. Na escola, deve ser estimulada a criar estratégias pessoais para decodificar o sistema.
Em uma unidade são colocados somente 9 números, passando dessa quantidade passa-se para a dezena , o procedimento acontece da mesma forma com a dezena só podem ser colocado 9  passando desse numero passa-se para a centena.



 AS DIFERENTES FORMAS S DE REGISTRAR OS CÁLCULOS E TÉCNICAS OPERATÓRIAS

No ponto de vista de KAMII, em relação ao jogo como recurso para auxiliar a aprendizagem a criança precisa ser incentivada  na troca de ideias sobre como querem jogar e mostra diversos modelos de jogos e brincadeiras que podem ser aproveitados na aprendizagem da criança: dança das cadeiras, jogos com tabuleiros, jogos de baralho, jogos com bolinha de gude, jogos da memória, entre outros. O jogo com alvos, como bolinhas de gude e o de boliche, é bom para a contagem de objetos e a comparação de quantidades, o jogo de esconder envolve divisão de conjuntos, adição e subtração, as corridas e brincadeiras de pegar, envolve quantificação e ordenação de objetos, os jogos de tabuleiros, são usados para trabalhar também a construção de quantificação, os jogos de baralho, desenvolve o pensamento lógico e numérico. Para o matemático ASIMOV, Issac parece simplesmente que os números inteiros são formados começando por um, adicionando mais um, e assim por diante. Afinal, por maior que um número seja mesmo que ele se estenda em série de pequenos números daqui até a estrela mais distante, é sempre possível dizer "esse número mais um" e obter um número ainda maior. Contudo, boa parte do que hoje se chama matemática deriva de ideias que originalmente centravam-se nos conceitos de número, grandeza e forma. E, a aprendizagem acontece da maneira mais natural e possível. Issac, quer dizer que a matemática é simples e abrangente ao mesmo tempo, pois é uma ciência que se difere de todas e está inserida em nossas vidas.