A Matemática aconteceu quando o homem domesticou os amimais e começou a plantar. Através da correspondência biunívoca, que é a conexão de dois grupos diferentes. Antigos pastores, para controlar seus rebanhos de ovelhas, os associavam as pedras que guardavam em sacolas. Cada ovelha correspondia a uma pedrinha. No inicio e no final do dia , faziam as devidas correspondências. Se sobrasse pedra, faltava ovelha. Como pedra em latim significa "Calculus", daí vem a palavra calculo.
Exemplo:

Em um determinado momento o homem vê a necessidade de criar um novo sistema sem tem que utilizar a correspondência biunívoca, pois havia já uma quantidade que o mesmo não conseguia mais associar.
Os números são ideias, a compreensão vertical na quantidade (conceito), numeral é a transcrição é a escrita (código) exemplo: 1,2,3,4,5,6,7,8,9....
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
O homem criou o sistema decimal. O sistema decimal utiliza décimos diferentes 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 (números naturais) é a combinação desses numerais que se tem o decimal. O contato com números (telefone, preços, entre outros) não garante a compreensão do conceito de número que dirá do SND- Sistema Numeral Decimal.
Os princípios básicos do Sistema de Numeração Decimal: A base decimal; a notação posicional e um signo para cada um dos dez primeiros números.
Desde cedo, a criança utiliza os dedos da mão para contar, assim contam de dez em dez. Na escola, deve ser estimulada a criar estratégias pessoais para decodificar o sistema.
Em uma unidade são colocados somente 9 números, passando dessa quantidade passa-se para a dezena , o procedimento acontece da mesma forma com a dezena só podem ser colocado 9 passando desse numero passa-se para a centena.
.jpg)
AS DIFERENTES FORMAS S DE REGISTRAR OS CÁLCULOS E TÉCNICAS OPERATÓRIAS
No ponto de vista de KAMII, em relação ao jogo como recurso para auxiliar a aprendizagem a criança precisa ser incentivada na troca de ideias sobre como querem jogar e mostra diversos modelos de jogos e brincadeiras que podem ser aproveitados na aprendizagem da criança: dança das cadeiras, jogos com tabuleiros, jogos de baralho, jogos com bolinha de gude, jogos da memória, entre outros. O jogo com alvos, como bolinhas de gude e o de boliche, é bom para a contagem de objetos e a comparação de quantidades, o jogo de esconder envolve divisão de conjuntos, adição e subtração, as corridas e brincadeiras de pegar, envolve quantificação e ordenação de objetos, os jogos de tabuleiros, são usados para trabalhar também a construção de quantificação, os jogos de baralho, desenvolve o pensamento lógico e numérico. Para o matemático ASIMOV, Issac parece simplesmente que os números inteiros são formados começando por um, adicionando mais um, e assim por diante. Afinal, por maior que um número seja mesmo que ele se estenda em série de pequenos números daqui até a estrela mais distante, é sempre possível dizer "esse número mais um" e obter um número ainda maior. Contudo, boa parte do que hoje se chama matemática deriva de ideias que originalmente centravam-se nos conceitos de número, grandeza e forma. E, a aprendizagem acontece da maneira mais natural e possível. Issac, quer dizer que a matemática é simples e abrangente ao mesmo tempo, pois é uma ciência que se difere de todas e está inserida em nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário