HABILIDADE NA MATEMÁTICA
A preocupação
dos Educadores em adquirir uma técnica para explicar à matemática. vem se
tornando um desafio para os profissionais na Educação, pesando nisso alguns
pensadores da matemática vem trabalhando as melhores formas das crianças
aprender à matemática.
Uma maneira
prática, espontânea, no qual a matemática deixará a sua má fama de vilã,
tornando-se amiga e aliada uma ferramenta para construção do processo escolar e
a preparação para vida na sociedade.
Depois de
conhecer alguns estudiosos da matemática, foi escolhido dois, Constance Kamill
e Tahan, Malba que escreveram livros de estímulos à matemática. Abordaremos
primeiro sobre a teoria de Kamill que escreveu o livro, A criança e o número,
segundo Kamill o ensino da matemática tem que ser livre a criança deve estar
espontânea, a aprendizagem tem de acontecer de forma interativa.
Segundo Kamill à
criança tem de interessar naturalmente pelos cálculos por meio de estímulos
recebidos pelas aulas presenciadas para que assim possa desenvolver e construir
seu pensamento critico, e o raciocínio lógico e o calculo mental.
Segundo o autor
ele defende o calculo mental, como uma das mais importantes estratégias para o
ensino da matemática que deve ser utilizado nos primeiros anos das séries
iniciais.
Ele sugere jogos
de matemáticos que são excelentes estratégias de aprendizagem por possuírem
regras, previsões exceções bem como análise de possibilidades.
O homem que
calculava o autor é Malba Tahan, o livro
conta as aventuras de Samir na Bagdá no século XIII .O protagonista da
historia que tinha uma habilidade extraordinária em resolver problemas de
matemática e quebra-cabeça , tornando –se uma figura conhecida na antiga Arábica.
Samir resolvia
problemas aparentemente impossíveis que aos seus olhos eram fáceis, ,como divisão de herança,
pagamento de dividas, problemas que para muitos um enigma, mas para ele apenas a forma de resolver, e a maneira
que explicar tornava se fácil aos que os
assistiam suas explicações.
Samir fica
famoso por sua habilidade em matemática em resolver cálculos de matemático e
quebra cabeça naqueles Pais.
Conclusão:
Conclui-se que o professor tem que adquirir
habilidade para explicar a matemática, para que seu aluno passe a interessar
por meio de estímulos recebidos e não encare a matemática como um ingma, e
que ela está presente a todo momento na
sua vidas.
“Por ter alto valor no desenvolvimento da
inteligência e do raciocínio, é a Matemática um dos caminhos mais seguros por
onde podemos levar o homem a sentir o poder do pensamento, a mágica do espírito!”
( Beremiz Samir da.)
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