CONSTRUÇÃO
CONCEITUAL DAS OPERAÇÕES
Deve-se mostrar para os alunos a
ligação entre os problemas matemáticos e os acontecimentos cotidianos assim o
aluno poderá fazer associações às ações vivenciadas diárias que envolvam
quantidades, relacionando com o que aprende nas aulas de matemática. Podendo-se
explicar os significados das quatro operações com exemplos práticos e de
conhecimento do aluno no seu cotidiano.
TIPOS
DE SITUAÇÕES MATEMÁTICA OU “SITUAÇÃO PROBLEMA”
O professor ao propor uma situação-problema aos seus alunos
precisa, antes de tudo, conhecer os seguintes tipos de situações-problema:
AS SITUAÇÕES-PROBLEMA PODEM SER:
Do cotidiano ou de aplicação: são
os mais interessantes, pois envolvem o contexto real do aluno e o levantamento
de dados, confecção de gráficos, tabelas, desenhos, aplicação das operações.
Podem ser apresentados em forma de projetos envolvendo outras áreas do
conhecimento.
Também, é de extrema importância
que o professor verifique se a redação do enunciado está de forma adequada. Devem
ser observados os seguintes aspectos:
Ø Dados
mencionados no enunciado: a redação pode conter dados supérfluos, dados
contraditórios ou possuir déficit de dados;
Ø Ideias
dos enunciados: a redação dos problemas pode conter ou não as ideias das quatro
operações, das quais geralmente sugerem a mudança de situação inicial, a
combinação, a comparação, o igual amento, etc.
OPERAÇÕES MATEMÁTICAS FUNDAMENTAIS:
AÇÕES DE SOMAR, SUBTRAIR, MULTIPLICAR E DIVIDIR.

A adição é
utilizada quando precisamos: juntar duas ou mais quantidades;

A subtração é
utilizada quando precisamos: tirar uma quantidade de outra quantidade.

A multiplicação
é utilizada quando queremos adicionar muitas vezes a mesma quantidade.
A divisão é
utilizada quando precisamos repartir uma quantidade em partes iguais;
precisamos saber quantas vezes uma quantidade cabe na outra.

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