segunda-feira, 20 de outubro de 2014

AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

CONSTRUÇÃO CONCEITUAL DAS OPERAÇÕES

Deve-se mostrar para os alunos a ligação entre os problemas matemáticos e os acontecimentos cotidianos assim o aluno poderá fazer associações às ações vivenciadas diárias que envolvam quantidades, relacionando com o que aprende nas aulas de matemática. Podendo-se explicar os significados das quatro operações com exemplos práticos e de conhecimento do aluno no seu cotidiano.


TIPOS DE SITUAÇÕES MATEMÁTICA OU “SITUAÇÃO PROBLEMA”

O professor ao propor uma situação-problema aos seus alunos precisa, antes de tudo, conhecer os seguintes tipos de situações-problema:


AS SITUAÇÕES-PROBLEMA PODEM SER:

Do cotidiano ou de aplicação: são os mais interessantes, pois envolvem o contexto real do aluno e o levantamento de dados, confecção de gráficos, tabelas, desenhos, aplicação das operações. Podem ser apresentados em forma de projetos envolvendo outras áreas do conhecimento.
Também, é de extrema importância que o professor verifique se a redação do enunciado está de forma adequada. Devem ser observados os seguintes aspectos:
Ø  Dados mencionados no enunciado: a redação pode conter dados supérfluos, dados contraditórios ou possuir déficit de dados;
Ø  Ideias dos enunciados: a redação dos problemas pode conter ou não as ideias das quatro operações, das quais geralmente sugerem a mudança de situação inicial, a combinação, a comparação, o igual amento, etc.





OPERAÇÕES MATEMÁTICAS FUNDAMENTAIS: AÇÕES DE SOMAR, SUBTRAIR, MULTIPLICAR E DIVIDIR.


A adição é utilizada quando precisamos: juntar duas ou mais quantidades;
 Exemplo: Para contar dinheiro, fazer compras, acrescentar uma quantidade a outra quantidade;

A subtração é utilizada quando precisamos: tirar uma quantidade de outra quantidade.
 Exemplo: Quando compramos um produto ao pagar o valor, recebemos o troco esse processo acontece para que o valor devolvido seja correto, mediante a conta saberemos qual o valor a ser devolvido.

A multiplicação é utilizada quando queremos adicionar muitas vezes a mesma quantidade.
 Exemplo: Ao em vez de utilizar a seguinte conta: 2+2+2+2+2=10 podemos utilizar a seguinte 2 x 5= 10.

A divisão é utilizada quando precisamos repartir uma quantidade em partes iguais; precisamos saber quantas vezes uma quantidade cabe na outra.
 Exemplo: Eu Tenho 10 laranjas e quero dividir para mim e mais quatro amigos, quantas laranjas cada um de nós irá ficar?
10: 5 = 2




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