Plano de Aula do 3º ano Ensino Fundamental I
NO MERCADO
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Operações matemática
Ano de Ensino: 3º ano
Objetivo: Relacionar a quantidade
monetária com os números
Material: folha de sulfite, lápis,
borracha, pranchetas.
Iniciar designando algumas tarefas
para grupos de cinco alunos. Cada grupo devera confeccionar um material;
Exemplo: um grupo confeccionara o
dinheiro, outro os produtos, outro panfletos.
Os produtos do supermercado poderão
ser confeccionados com embalagens de papelão encapadas com folha sulfite e
colados papeis explicativos dos produtos. Outra opção é recortar imagens de
produtos contidos nos panfletos de supermercados.
Os papeis que representarão o dinheiro
deverão ser confeccionados com números
inteiros, nesta atividade poderá ser utilizado um computador como caixa
registradora, demonstrando como utilizar a calculadora ou fazer uma formula no
Excel, utilizando a ferramenta para cálculos.
Fazer grupos ou deixar que os alunos
se organizem por conta própria, porem será necessário intervir para rodízio de
funções, como compradores ou vendedores, para que todos possam atuar nas
diferentes ações. Oferecer algumas situações- problema de acordo com os
produtos apresentados neste mercadinho. Os alunos também podem criar algumas
possibilidades de questionamento para todos, de que haverá troca.
Importante mesmo é trabalhar com os
alunos a leitura da problematização, compreendendo o que esta escrito e o que
se pede, fica mais fácil resolve-las.
Exemplo: Márcia foi ao mercado e
comprou 2 kg de arroz e 4 kg de feijão. Todos os kg de arroz custa R$ 2.00 e
cada kg de feijão custa R$ 3.00. Quanto Márcia gastou nesta compra?
Outra dica é pedir para que os alunos
façam, em casa uma lista dos produtos que os pais comprariam desse mercado.
Divida as turmas em equipes e cada uma terá que colocar o preço que achar
correto.
SABER QUEM É O MAIS BAIXO OU MAIS
ALTO/ SABER QUEM É O MAIS PESADO OU MAIS MAGRO
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Operações matemática
Ano de Ensino: 3º ano
Objetivo: Verificar a diferença de
quem é mais baixo ou mais alto, quem é mais magro ou mais pesado irá trabalhar com a altura e peso, centímetros e
metro vai trabalhar também com gramas e quilos.
Material: folha de atividade, lápis,
borracha, balança e fita métrica.
Baseado no resumo do livro “Grande ou
Pequeno” responda as seguintes perguntas a baixo:
"GRANDE
OU PEQUENA?"
Autora: Beatriz Meirelles
Ilustrações Aída Cassiano
Coleção Dó-Ré-Mi-Fá
Ed. Scipione
Ano: 2001

O livro fala sobre aquela fase que
todas as crianças passam: já é grande para fazer algumas coisas e pequenas para
fazer outras. E assim a autora vai brincando com o que a personagem, Mariana,
pode ou não fazer sozinha em seu dia.
Com um texto gostoso de ler, todo
rimado e todo escrito em caixa alto, esse livro tem uma história divertida,
fácil de ler e um livro colorido e bem ilustrado.
Mariana tem uma dúvida: não sabe dizer
se é grande ou pequena e passa os dias inteiros procurando entender. Pede-se
para ir brincar na rua, seu pai diz que ela é pequenina, não pode sair sozinha,
mas se quer a chupar chupeta como seu irmão mais novo, ela é menina grande!
Se pega o sapato mais alto da mãe,
essa pede para que ela ponha de volta no lugar: "Mariana, tire isso, você
pode cair e machucar".
Não pode carregar o irmão, é
pequena... Pode derrubar ele no chão, mas se quer brincar com ele de carrinho,
a mãe olha aprovando, seu olhar é só carinho.
E no meio da brincadeira o pai manda
que Mariana guarde os brinquedos, é hora de tomar banho e depois comer. E se
Mariana reclama, dizendo que foi o irmão que jogou tudo no chão, seu pai diz
que ela já é grande e pode ajudar ao seu irmão.
E então Mariana pergunta aos pais,
pois não aguenta mais tanta confusão: sou grande ou pequenina?
Então o pai explica que existem coisas
que ela já pode fazer, porque é grande o bastante para entender. No entanto,
existem outras que são difíceis para o seu tamanho.
Mariana ainda ficou um pouco confusa,
pois pelo que ela entendeu, por toda a vida para algumas coisas ela será grande
e para outras ainda pequenina. Mas disso tudo ela sabia que para ter o carinho
deles, ela nunca seria grande.
E como Mariana ainda tinha dúvidas,
resolveu procurar um amigo para se aconselhar e pediu a ele para ajudar a fazer
uma listinha com coisas que ela já podia fazer e outra com coisas que para
fazer ela ainda era pequenina.
Um livro divertido. Gostoso de ler.
FICHA DE PESOS E MEDIDAS
Nome:___________________________________
Data:____/____/_______
Hoje ouvimos a história “Grande ou pequena?”. Agora preencha
os espaços abaixo com os dados da história:
Título:
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Autora:
_____________________________________________________
Editora:
_____________________________________________________
Ano de publicação:
____________________________________________
Personagem principal:
__________________________________________
A história contava sobre:
___________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
Depois de conversar na rodinha com seus colegas, anote
abaixo suas hipóteses sobre:
1. Quem é o aluno mais alto da turma?
___________________________________________________________
2. E o mais baixo?
____________________________________________________________
3. Quem é o aluno que tem o maior peso da turma?
____________________________________________________________
4. E o que tem o menor peso?
____________________________________________________________
Preencher a tabela á baixo:
1-
Oriente seus alunos a ficarem sentados em suas
cadeiras;
2-
Chame duplas de alunos para que eles possam aprender
como pesar e medir um ao outro;
3-
Ao medir a altura, providencie um rolo de barbante e
marque a altura de cada aluno mensurando-a com o barbante. Depois, entregue
para cada criança o pedaço de barbante contendo sua altura e solicite que
guarde-o pois irão utilizá-lo em outro momento.
4-
Faça um quadro na lousa, para que cada aluno após ser
medido e pesado, anote os resultados nos locais indicados. Como no exemplo
abaixo:
ALUNO
|
PESO
|
ALTURA
|
5- Anote as informações do quadro acima
em seu caderno de planejamento e guarde, pois irá utilizá-las posteriormente.
6- Repita o processo com todos os
alunos da turma.
Observação:
explique aos alunos que os Kg significam quilogramas, e que essa é uma unidade
de medida utilizada para se referir ao peso. E m significa metro e cm
centímetros e essas são unidades de medidas utilizadas para se referir a altura.
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