Classificamos
objetos quando os aproximamos de outros por alguma razão , ou seja por algum
atributo comum a ambos.
De inicio a criança constrói seu primeiro conceito
classificatório em contato direto com objetos.Pouco a pouco sua necessidade
de elementos concretos diminui e,
quando adolescente ,será capaz de construir esquemas abstratos de classificação
.Podemos estimular esse brincar na escola não como um conteúdo a ser ensinado,
mas como uma habilidade a ser desenvolvida de forma progressiva e constante,adequada
ao nível de desenvolvimento.Classificar não se ensina,estimula-se.
A estrutura
lógica de classificação se desenvolve de forma gradual ,em etapas sucessivas da
infância até a adolescência ,As classes podem ser composta por
objetos,alimentos ,pessoas ,animais,etc.Ou ainda, as classes e categorias podem
englobar conceitos,como substantivos,verbos ou adjetivos.
Cada
elemento pertence a determinada classe,e
a criança é capaz de identificar um elemento
quando não faz parte do grupo ou coleção.
A classificação
operatória implica compreender que todos os elementos de uma subclasse podem
ser alguns de uma classe em que estão
incluídos.Isso pressupõe que a
criança seja capaz de realizar inclusões hierárquicas,ou seja,reconhecer
classes encaixadas sucessivamente umas nas outras.
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