sábado, 30 de agosto de 2014

Classificação!

Classificamos objetos quando os aproximamos de outros por alguma razão , ou seja por algum atributo comum a ambos.
De inicio a criança constrói seu primeiro conceito classificatório em contato direto com objetos.Pouco a pouco sua necessidade de   elementos concretos diminui e, quando adolescente ,será capaz de construir esquemas abstratos de classificação .Podemos estimular esse brincar na escola não como um conteúdo a ser ensinado, mas como uma habilidade a ser desenvolvida de forma progressiva e constante,adequada ao nível de desenvolvimento.Classificar não se ensina,estimula-se.
A estrutura lógica de classificação se desenvolve de forma gradual ,em etapas sucessivas da infância até a adolescência ,As classes podem ser composta por objetos,alimentos ,pessoas ,animais,etc.Ou ainda, as classes e categorias podem englobar conceitos,como substantivos,verbos ou adjetivos.
Cada elemento  pertence a determinada classe,e a criança é capaz de identificar um elemento  quando não faz parte do grupo ou coleção.

A classificação operatória implica compreender que todos os elementos de uma subclasse podem ser alguns de uma classe em que estão  incluídos.Isso pressupõe  que a criança seja capaz de realizar inclusões hierárquicas,ou seja,reconhecer classes encaixadas sucessivamente umas nas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário