domingo, 31 de agosto de 2014

Conceito da adição, subtração, multiplicação e divisão na vida da criança


Por volta dos cinco anos à criança está no período pré operatório , por tanto não executa cálculos de matemática.
As crianças aprendem a ideia da matemática quando vivenciam situações nas quais retiram quantidade de outras, aprendem a multiplicar quando por exemplo , tem pacotes de balas , figurinhas  e aprendem a dividir  quando dividem figurinhas em caixas.

Na adição
Exemplo
Calcular primeiras dezenas exatas e os números que formam dezenas.
Ex.: 20+40=60
Em um calculo mental primeiro precisamos ter nítidos os números que vão ser somados para em seguida escolher o procedimento vantajoso e quando sobe um!
Como explicar para a criança unidade, dezena, centena e milhar!

Subtração:
Na subtração, nenhum número empresta nada para nenhum outro, mas desmanchamos grupos quando precisamos ou fazemos trocas dentro da estrutura lógica do sistema de numeração decimal  reagrupa as quantidades de 10 em 10.

mcdu
2000
-350
------
1650

Nas ações de retirar , observe que há um todo do qual retiro uma parte e que a parte que permanece fica menor.
50-15= 35
Outro exemplo!
comprei 50 chocolates e distribui 38. quanto fiquei ?
Solução pode apresentar 50 palitos , peça para criança retira 38 ou riscar e contar o que sobrou

As ações de multiplicar :
4 aquário com 2 peixes em cada um.Quantos peixes há ?
4x2=8

Divisão

Divisão na rotina de todos nós e da criança:
Como carolina pode dividir 7 pirulitos com 2 irmãos e ela:
Não tem como dividir 7 com 3, solução encontrado por Caroline!
Resposta ela pode fazer assim 2 para cada um ela chupa o outro.
A palavra dividir um número por outro, então sugere que a divisão seja feita em partes iguais.
Nas series iniciais deve ser proposto atividades no qual à criança vivenciem problemas que fazem parte do seu cotidiano , divida, reparta, distribua o chocolate o lanche.Nas brincadeiras e jogos   ou não e os critérios que elas usaram para dividir   e se possível dividir  com elas.
A intenção e que a criança compreenda que  em uma divisão sempre  envolve escolha e critérios para dividir.
3 pessoas com 6 bolas 2 para cada uma.
10 bolas de futebol para 4 pessoa
2 possibilidades
cada pessoa recebe 1 bola  e sobram 6 bolas
cada pessoa recebe 2 bolas e sobram 2 bolas

Dividendo, divisor ,quociente e resto.
Vovô Hermínio distribuiu um cento de balas para 7 netos.
Vovó Hermínio pensou ...
7x10=70 ainda resta 30

As idéias presentes nas situações anteriores estão embutidas na definição de divisão de números naturais.
Dividir um número natural a pelo número natural b significa encontrar outros dois números naturais q e r que obedeçam a estas condições: a = b x q + r , e , r < b (r é menor do que b).
Representamos a divisão assim:
O número a chama-se dividendo, b é o divisor, q é o quociente, r é o resto.


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