sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A construção do número operatorio



Os números pode se referir a quantidade de objeto, representação da medida, placa do carro do pai os número de aparelho telefônico, aparelho celular, assim a criança vai  apropriando conceito de número.
A ideia do número surgiu da necessidade de contar os dias do ano , enumerar os bens , os membros da família para homem primitivo contar seu gado e decidir em relação a reprodução da vida e sobrevivência da espécie .
O homem cria um sistema numérico. A matemática nasce por quantidade, os números   e   a representação virtual  de quantidade .
Antigamente era usado por comerciantes Indiano  o ábaco do sistema de numeração decimal uma pedra vale 1 na coluna das unidades , 10 na coluna das  dezenas , 100 na coluna das centenas assim por diante eram utilizados 9 algarismo , não havia concedido o zero , a coluna vazia do ábaco era chamada pelos indianos sunya, alguns indianos imaginavam que podiam usar o nove algarismo da numeração arcaica de seus pais e representar sunya por um ponto mais tarde e assim nasceu o zero.
No ábaco, cada pedrinha assume um valor simbólico , a criança estará construindo o valor simbólico e construindo o conceito de de sistema de numeração decimal necessitam visualizar as quantidades , compreender a ideia de agrupar quantidades de dez em dez se for preciso desmanchar os grupos , outro material que pode ser utilizado são palitos, material dourado , para a criança estar fazendo a adição  e aprender a técnica do vai um , vai  um  , vai uma centena  depende dos números utilizados.
 A adição está associada às ideias de juntar, reunir, acrescentar. Esta ideia intuitivas, que adquirimos na vida e levamos para a escola, constituem o ponto de partida para o aprendizado da adição que, como vimos, está presente na própria noção de número e na construção do sistema de numeração decimal. Não é verdade, portanto, que primeiro deve-se aprender os números para, depois, aprender a adicionar.
 Num texto argumentativo, distinguem-se três componentes: a tese, os argumentos e as estratégias argumentativas.
Propondo a criança reflexão que está inserida no seu dia a dia, exemplo da lanchonete ou cinema a cantina da escola, trazendo preocupação do valor da conta quanto tem para se gastar e o troco está certo, propondo o calculo mental que é usado a todo momento por nos, nas nossas atividades e na vida da criança.
Trazendo o cálculo mental  a criança ira descobrir outras alternativas para  fazer conta, habilidade, raciocínio rápido não competindo com a calculadora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário