A ideia do número surgiu da necessidade de contar os dias do ano ,
enumerar os bens , os membros da família para homem primitivo contar seu gado e
decidir em relação a reprodução da vida e sobrevivência da espécie .
O homem cria um sistema numérico. A matemática nasce por
quantidade, os números e a representação virtual de quantidade .
Antigamente era usado por comerciantes Indiano o ábaco
do sistema de numeração decimal uma pedra vale 1 na coluna das unidades , 10 na
coluna das dezenas , 100 na
coluna das centenas assim por diante eram utilizados 9 algarismo , não havia
concedido o zero , a coluna vazia do ábaco era chamada pelos indianos sunya,
alguns indianos imaginavam que podiam usar o nove algarismo da numeração
arcaica de seus pais e representar sunya por um ponto mais tarde e assim nasceu
o zero.
No ábaco, cada pedrinha assume um valor simbólico , a criança
estará construindo o valor simbólico e construindo o conceito de de
sistema de numeração decimal necessitam visualizar as quantidades , compreender
a ideia de agrupar quantidades de dez em dez se for preciso desmanchar os
grupos , outro material que pode ser utilizado são palitos, material dourado ,
para a criança estar fazendo a adição e
aprender a técnica do vai um , vai um , vai uma centena depende dos números utilizados.
A adição está associada às ideias de juntar, reunir,
acrescentar. Esta ideia intuitivas, que adquirimos na vida e levamos para a
escola, constituem o ponto de partida para o aprendizado da adição que, como
vimos, está presente na própria noção de número e na construção do sistema de
numeração decimal. Não é verdade, portanto, que primeiro deve-se aprender os
números para, depois, aprender a adicionar.
Num texto argumentativo, distinguem-se três componentes: a
tese, os argumentos e as estratégias argumentativas.
Propondo a criança reflexão que está inserida no seu dia a dia,
exemplo da lanchonete ou cinema a cantina da escola, trazendo preocupação do
valor da conta quanto tem para se gastar e o troco está certo, propondo o
calculo mental que é usado a todo momento por nos, nas nossas
atividades e na vida da criança.
Trazendo o cálculo mental a
criança ira descobrir outras alternativas para fazer conta, habilidade,
raciocínio rápido não competindo com a calculadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário