sábado, 30 de agosto de 2014

Numerização!

Qual a logica que existe nos algarismos arábico?
É a quantidade de ângulos no algarismo!

Os números que escrevemos ( 1,2,3,4,etc...)  são formados por algarismos arábicos para distingui-los dos algarismos romanos (I,II,III,IV,etc...)  
Quando estimulo na criança  a habilidade de classificar e dar um nome aquele todo,estou favorecendo as condições  para que ela construa  o numero cardinal.Quando estimulo a habilidade de seriar,procurando o lugar  de cada elemento em uma ordem,estou favorecendo as condições para que ela construa o numero ordinal
O número cardinal é o nome de cada  quantidade
O número ordinal indica a posição  ,o lugar de cada elemento em uma sequencia ordenada
A aprendizagem,seja da escrita,seja do número  ,processa-se uma relação interativa entre a criança e a cultura em que ela  vive,uma vez que ela interage com inúmeros agentes mediadores desse processo
Numerização é um termo atribuído a  aprendizagem dos números em sua correlação, com suas respectivas quantidades ,por analogia com a alfabetização .Alfabetização  é o processo pelo qual se adquire o domínio  de um código’’alfabeto’’  e a habilidade de utilizá-lo para ler e escrever. Numerização   é  o processo pelo  qual se adquire o domínio  de um código  numérico ‘’algarismo’’ e a habilidade de associar esses números  a quantidades,  assim como de ler,escrever,comparar ,fazer operações  com eles e posicionar em  uma sequencia .A classificação é a estrutura que consolida o caráter  cardinal do número e a seriação  é a estrutura que consolida o caráter  ordinal do número.Cada número representa uma quantidade e ocupa  um único  lugar na sequencia numérica .Em função disso ,Piaget diz que o número é a síntese da classificação e da seriação.
A  criança não é somente um ser que pensa;ela tem um corpo que sente ,emoções  que vibram e marcam seu  ser  quando é capaz de fazer uma descoberta ou quando encontra uma maneira diferente de fazer algo .A criança pode aprender brincando,desejando conhecer coisas novas.Aprender pode ser gostoso e divertido.
Educar é estimular descobertas.Cada ser humano tem direito de sentir capaz de alcançar ,por si mesmo,tudo que deseja ser ,fazer e criar.Mas isso só  será possível se ele acreditar em si mesmo .Jamais ensine a uma pessoa algo que ela pode aprender ou criar sozinha.O ser humano se torna competente em algo quando vive,quando experimenta,quando compreende,quando está aberto para aprender,enfim,quando faz o melhor,sem importar se é adulta ou criança. Observe que a primeira ideia  que a crianças   pequenas tem acerca de quantidade é verificar ,por comparação ,onde há muitos objetos e onde há poucos.A correspondência um a um é uma percepção  fundamental para que  a criança seja capaz de atingir o conceito de número operatório,e lhe permite  igualar duas coleções  no sentido da quantidade.A linguagem matemática pode ser vista pela criança como forma de representar o que  ela vivenciou  e descobriu.Essa linguagem é simbólica,constituindo uma ferramenta que pode favorecer,no devido tempo ,a capacidade de gerenciar e abstrair.








Nenhum comentário:

Postar um comentário