Qual a logica que existe nos algarismos arábico?
É a quantidade de ângulos no algarismo!
Os números que escrevemos ( 1,2,3,4,etc...) são formados por algarismos arábicos para distingui-los dos algarismos romanos (I,II,III,IV,etc...)
Quando
estimulo na criança a habilidade de
classificar e dar um nome aquele todo,estou favorecendo as condições para que ela construa o numero cardinal.Quando estimulo a
habilidade de seriar,procurando o lugar
de cada elemento em uma ordem,estou favorecendo as condições para que
ela construa o numero ordinal
O número
cardinal é o nome de cada quantidade
O número
ordinal indica a posição ,o lugar de
cada elemento em uma sequencia ordenada
A
aprendizagem,seja da escrita,seja do número
,processa-se uma relação interativa entre a criança e a cultura em que
ela vive,uma vez que ela interage com
inúmeros agentes mediadores desse processo
Numerização é
um termo atribuído a aprendizagem dos
números em sua correlação, com suas respectivas quantidades ,por analogia com a
alfabetização .Alfabetização é o
processo pelo qual se adquire o domínio
de um código’’alfabeto’’ e a
habilidade de utilizá-lo para ler e escrever. Numerização é o
processo pelo qual se adquire o
domínio de um código numérico ‘’algarismo’’ e a habilidade de
associar esses números a
quantidades, assim como de
ler,escrever,comparar ,fazer operações
com eles e posicionar em uma
sequencia .A classificação é a estrutura que consolida o caráter cardinal do número e a seriação é a estrutura que consolida o caráter ordinal do número.Cada número representa uma
quantidade e ocupa um único lugar na sequencia numérica .Em função disso
,Piaget diz que o número é a síntese da classificação e da seriação.
A criança não é somente um ser que pensa;ela
tem um corpo que sente ,emoções que
vibram e marcam seu ser quando é capaz de fazer uma descoberta ou
quando encontra uma maneira diferente de fazer algo .A criança pode aprender
brincando,desejando conhecer coisas novas.Aprender pode ser gostoso e
divertido.
Educar é
estimular descobertas.Cada ser humano tem direito de sentir capaz de alcançar
,por si mesmo,tudo que deseja ser ,fazer e criar.Mas isso só será possível se ele acreditar em si mesmo
.Jamais ensine a uma pessoa algo que ela pode aprender ou criar sozinha.O ser
humano se torna competente em algo quando vive,quando experimenta,quando
compreende,quando está aberto para aprender,enfim,quando faz o melhor,sem
importar se é adulta ou criança. Observe que a primeira ideia que a crianças pequenas tem acerca de quantidade é
verificar ,por comparação ,onde há muitos objetos e onde há poucos.A
correspondência um a um é uma percepção
fundamental para que a criança
seja capaz de atingir o conceito de número operatório,e lhe permite igualar duas coleções no sentido da quantidade.A linguagem
matemática pode ser vista pela criança como forma de representar o que ela vivenciou
e descobriu.Essa linguagem é simbólica,constituindo uma ferramenta que
pode favorecer,no devido tempo ,a capacidade de gerenciar e abstrair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário