A matemática nasceu da
necessidade do homem em contar .
Desde a pré-história os homens
já haviam percebido a necessidade de contar, A principio para contar o tempo ,afim de realizarem seus rituais religiosos no tempo certo. Eles registravam
nas paredes de suas cavernas , em ossos de animais, em pedaços de
madeira.
A palavra
que usamos hoje é derivada da palavra
latim CALCULUS , que significa pedrinha. Antigamente havia uma preocupação dos pastores
em saber quantas ovelhas ou carneiros
tinham no pasto ,pela manha ao
soltarem os carneiros guardavam em uma sacola uma pedra para cada carneiro
que soltavam, e ao final do dia
faziam o inverso ,para cada carneiro que voltava tiravam uma pedra da
bolsa ,permitindo assim guardar a
quantidade contada
A palavra ‘’ matemática’’ tem origem na
palavra grega ‘’ MATHEMA’’ que significa
ciência , conhecimento ou aprendizagem, derivando daí ‘’MATHEMATIKÓS’’ que
significa o prazer de aprender
O algarismo vem
de origem árabe por causa de um matemático árabe seu nome era ALKARISM
Os árabes
popularizaram esses algarismos, mas sua origem remota aos tempos de mercadores
fenícios que os utilizavam para contar e
para fazer a contabilidade comercial.
Número é ideia de quantidade ,numeral
representação física da quantidade,
Adição ‘’adicionar,
a grupar.
Subtração’’
tirar.
Multiplicação ‘’ repetição dos números, a ordem dos fatores
não altera o resultado.
Divisão ‘’
que divide.
A historia da matemática pode ser um potente auxiliar no processo de ensino e aprendizagem buscando alternativas
para que as dificuldades seja superadas ,Está
investigação teve como objetivo geral desenvolver atividades
didáticas envolvendo a teoria dos números ,analisando o
processo de ensino básico permitindo aos estudantes o refinamento
do pensamento aritmético .
Os processos foram investigar a importância didática, a historia da matemática na teoria dos números no processo de ensino e
aprendizagem da matemática , pesquisar atividades e recurso que permitam ao aluno
conjeturas, comparar e estabelecer estratégias mentais
na resolução de situações problemas de outras áreas
do conhecimento relacionando-os a
teoria dos números.
Esse trabalho
foi desenvolvido em duas etapas;
estudo aprofundado dos conceitos da teoria dos números desenvolvidos no Ensino Básico
e implementação de um experimento
de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário