sábado, 30 de agosto de 2014

Historia da matemática!


A matemática nasceu da necessidade  do homem em contar .

Desde a pré-história  os homens  já haviam percebido a necessidade de contar, A principio  para contar o tempo ,afim  de realizarem seus rituais religiosos  no tempo certo. Eles  registravam  nas paredes de suas cavernas , em ossos de animais, em pedaços de madeira.
A palavra que usamos hoje  é derivada da palavra latim  CALCULUS , que significa  pedrinha. Antigamente  havia uma preocupação  dos pastores  em saber quantas ovelhas ou carneiros  tinham no pasto ,pela manha  ao soltarem os carneiros guardavam em uma sacola uma pedra para cada  carneiro  que soltavam, e ao final do dia  faziam o inverso ,para  cada  carneiro que voltava tiravam uma pedra da bolsa ,permitindo assim  guardar a quantidade contada
 A palavra ‘’ matemática’’ tem origem na palavra grega ‘’ MATHEMA’’  que significa ciência , conhecimento ou aprendizagem, derivando daí ‘’MATHEMATIKÓS’’ que significa  o prazer de aprender  
O algarismo vem de origem árabe por causa de um matemático árabe seu nome era ALKARISM
Os árabes popularizaram esses algarismos, mas sua origem remota aos tempos de mercadores fenícios que os utilizavam  para contar e para fazer a contabilidade comercial.
Número  é ideia de quantidade ,numeral representação  física da quantidade,
Adição ‘’adicionar, a grupar.
Subtração’’ tirar.
Multiplicação  ‘’ repetição dos números, a ordem dos fatores não altera o resultado.
Divisão ‘’ que divide.

A historia  da matemática pode ser  um potente auxiliar no processo de  ensino e aprendizagem buscando alternativas para que as dificuldades seja superadas ,Está  investigação  teve como objetivo  geral desenvolver  atividades  didáticas envolvendo a teoria dos números ,analisando  o  processo de ensino básico  permitindo aos estudantes  o refinamento  do pensamento aritmético .
Os  processos foram investigar a importância  didática, a historia da matemática  na teoria dos números no processo de ensino e aprendizagem da matemática , pesquisar atividades e recurso  que permitam ao  aluno  conjeturas, comparar e estabelecer estratégias  mentais  na resolução  de situações  problemas de outras  áreas  do conhecimento relacionando-os  a teoria dos números.
Esse  trabalho  foi  desenvolvido em duas etapas; estudo aprofundado dos conceitos da teoria dos números desenvolvidos no Ensino  Básico  e implementação de um experimento    de ensino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário